LIBRAS_CONCEITO

 


O que é a Língua Brasileira de Sinais?


É um sistema complexo que não tem referência nas línguas faladas, sendo composta por signos diversos, em que a visão é o principal canal, assim, o mundo se torna visual-espacial e não oral-auditivo, são canais diferentes.

Para um ouvinte ser fluente em língua de sinais é necessário uma imersão nesse espaço como visitar semanalmente a sociedade de Surdos mais próxima. O curso de Libras é importante, mas para sua fixação e compreensão, é preciso o estímulo, o desejo e o estudo frequentes.

Sua gramática se diferencia e traz outro sistema, sendo: configuração de mãos, CM, ponto de articulação (PA), movimento (M), orientação (O), expressão facial ou corporal ou ambas.

Quando o Surdo é visto como cultura não é mais associado com a deficiência, mas como parte de um grupo distinto, uma minoria linguística, que se desenvolverá como qualquer sujeito que possui o canal da audição. Assim como reconhecemos as tribos indígenas, quilombolas, mestiços, bugres e tantos outros grupos que possuem língua e cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=Q6B-6nm9VnE&feature=emb_logo

Dicas cultural: https://blog.correios.com.br/filatelia/?p=43861


Comentários